Blog - Dicas de Produtos, Equipamentos e Acessórios de Segurança

Desempenho luvas de proteção


EN388, MT11....enfim o que são exatamente essas normas e para que servem; já ouviu falar em Pictograma(do latim pitcu-pintado+grego-ypáuua-carácter, letra)? Meio de comunicação através de símbolos que está presente nas diversas normas técnicas que definem principalmente características e aplicabilidade de luvas de proteção; com essas normas conseguimos avaliar a capacidade e resistências desses EPI’s e escolher aqueles que realmente protejam as mãos e que possam atingir um grau de durabilidade muito maior.

Se nossa atividade é voltada a contato com agentes químicos, a norma especifica determina parâmetros para avaliação e aprovação das luvas de proteção em contato com esses agentes; através dos resultados obtidos por cada marca de produto e seus modelos específicos, apresentados no laudo técnico e descritos no Certificado de Aprovação do produto, podemosdeterminar qual melhor marca a ser adquirida, levando em consideração, não apenas o fator preço, mas sim, durabilidade, conforto e segurança.

Existem normas que definem padrões de tamanhos das luvas, resistência a calor e chama, eletricidade, agentes abrasivos, cortantes, escoriantes e até as novas tecnologias como as luvas antivibração que é muito útil nas atividades de manuseio de ferramentas que causam muita vibração sobre o corpo humano, onde podemos destacar as britadeiras e rompedores.

Dentro desse universo de proteção das mãos, não podemos esquecer a importância da norma que regulamentou o uso de cremes de proteção nas atividades profissionais, pois muitas vezes a proteção da luva é insuficiente para conter a passagem de umidade provenientes de líquidos que podem agredir as camadas da pele, causando dermatites e outros males que inclusive podem passar pelas barreiras de proteção da pele e chegar a corrente sanguínea e a órgãos importantes do corpo humano; sobre esse tema iremos abordar num próximo artigo.

A boa leitura das embalagens dos produtos, que hoje por norma tem essas informações, além do acesso ao CA e a pesquisa na internet sobre essas normas, com certeza irão assegurar uma ótima escolha.

CARLOS A.G. DIAS – Técnico em Segurança do Trabalho e Consultor em Projetos para Sistemas de Ancoragem da empresa BERGO SAFETY.