You are currently viewing Higienização de EPI’s

Higienização de EPI’s

Um tema muito discutido e questionado dentro dos ambientes laborais está relacionado à manutenção, guarda e conservação dos equipamentos de proteção individual; até onde realmente podemos higienizá-los sem tirar suas principais características, pois muitas vezes existe a necessidade de utilizar produtos químicos para alcançarmos os resultados esperados.

Existem hoje no mercado produtos específicos para lavar determinados EPI’s; seus componentes químicos têm características próprias que não atacam os tecidos, suas fibras ou mesmo outros materiais que compõem os equipamentos.

Atualmente existem empresas especializadas nessa área, com estrutura de máquinas e pessoas capacitadas para higienizar, garantindo sua eficiência por mais tempo; essa solução é bem interessante principalmente no aspecto econômico para as empresas e segmentos onde a mão de obra é rotativa ou mesmo temporária, afinal, muitas vezes o EPI foi utilizado por muito pouco tempo e não seria razoável descartá-lo e sim higienizar e até descontaminar, dependendo das características da atividade.

Cabe aos profissionais do SSMA inspecionar os produtos que chegam das empresas especializadas e, após essa avaliação, liberar para o uso novamente ou descartar se perceber que o mesmo possa colocar em risco os usuários.

No momento da inspeção dos EPI’s, informações como: data de validade do produto, validade do CA além dos aspectos técnicos dos produtos são determinantes na liberação ou não para uso.

Deixe um comentário