A Importância do Equipamento de Proteção Individual na Construção Civil

A Importância do Equipamento de Proteção Individual na Construção Civil


A segurança é uma questão importante para trabalhadores diaristas e trabalhadores terceirizados, nesse que com certeza é um dos setores que mais registramos acidentes de trabalho; O uso dos EPI’s nas diversas atividades laborais podem minimizar e até evitar lesões em caso de acidentes. O objetivo é reduzir a exposição dos funcionários a riscos quando os controles administrativos e de engenharia não são viáveis ??ou eficazes para reduzir esses riscos a níveis aceitáveis. Esses riscos podem ser desde pisos molhados a detritos em queda e tudo mais. O EPI inclui itens como: capacetes de proteção, proteções para face e olhos, roupas de alta visibilidade, calçados de segurança, cintos de segurança e, às vezes, equipamentos de proteção respiratória. Vamos explorar alguns EPIs comumente usados ??em canteiros de obras e seus benefícios:

Proteção de cabeça

Capacete é um item obrigatório em todas as obras, alguns estão acoplados a outros epi’s como por exemplo: protetores auriculares, faciais etc., outro aspecto muito importante é o ajuste da carneira interna, pois em caso de acidentes é fundamental que o capacete não venha a cair da cabeça, principalmente quando houver queda de objetos.

A proteção para os olhos e o rosto é tão importante quanto a proteção para a cabeça. Óculos de segurança e protetores faciais podem oferecer a proteção necessária para os olhos e o rosto. Todas as operações de trabalhos em metal, madeira, trabalho a quente e ferramentas pneumáticas requerem esse tipo de proteção. Os trabalhadores em geral também podem se beneficiar dos óculos de segurança, pois geralmente há detritos nos canteiros de obras.

Proteção respiratória

A proteção respiratória é vital em locais onde estão presentes substâncias tóxicas. Às vezes o que você não pode ver pode machucá-lo. As proteções respiratórias, como os respiradores, foram projetadas para protegê-lo contra poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias perigosas que podem causar danos permanentes. A proteção respiratória deve ser usada em ambientes com contaminantes no ar. Nos ambientes de trabalho, os respiradores são invocados quando a ventilação adequada não está disponível ou outros sistemas de controle de engenharia não são viáveis ??ou inadequados.

Proteção das mãos e da pele

Trabalhos de construção normalmente requerem o uso de mãos. A cada ano, cerca de 150.000 lesões nas mãos são relatadas. As doenças de pele ocupacional, como dermatite de contato, câncer de pele e outras lesões e infecções de pele são o segundo tipo mais comum de doença ocupacional e podem ser muito caras. Como muito trabalho é feito com as mãos, as luvas são um item essencial para a proteção da pele. Alguns exemplos de luvas comumente usadas como EPI incluem luvas de borracha, luvas resistentes a cortes, luvas para serra elétrica e luvas resistentes ao calor. O uso de luvas ajuda a evitar riscos geralmente envolvidos ao trabalhar com produtos químicos, vidro, chapa, eletricidade, materiais quentes ou objetos escorregadios.

Proteção auditiva

O ruído industrial é frequentemente considerado um risco ocupacional e não é visível aos olhos. No entanto, 22 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos são expostos a níveis de ruído potencialmente prejudiciais anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, cerca de 82% dos casos de perda auditiva ocupacional ocorreram para trabalhadores do setor de manufatura. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional estabelece padrões de exposição ao ruído ocupacional. O NIOSH recomenda que a exposição do trabalhador ao ruído seja reduzida a um nível equivalente a 85 dBA por oito horas para reduzir a perda auditiva induzida por ruído ocupacional. Tampões para os ouvidos e protetores de ouvido são ferramentas comuns de proteção auditiva. É importante observar que os protetores tipo concha são mais eficazes na redução do ruído de alta frequência, enquanto os protetores tipo plug ou inserção são mais eficazes na redução do ruído de baixa frequência.

Usar EPI e usá-lo adequadamente é vital para evitar lesões desnecessárias no local de trabalho. Optar por não usar EPI pode ser perigoso, especialmente quando pode salvar sua vida. Nunca hesite em perguntar às agências de pessoal temporário se elas têm o EPI necessário. A segurança é importante e a compreensão desses vários dispositivos de proteção pode ajudar a evitar ferimentos graves.

?