You are currently viewing NR-12: conheça 8 pontos que podem garantir a integridade do trabalhador

NR-12: conheça 8 pontos que podem garantir a integridade do trabalhador

A NR-12 trata de normas de segurança do trabalho que se referem ao uso de maquinários. Essa NR prevê a utilização de equipamentos de proteção e outros recursos com o objetivo de resguardar a integridade física dos trabalhadores.

Ademais, os títulos presentes nessa norma abordam tanto os princípios e procedimentos necessários ao uso seguro de máquinas específicas, quanto as obrigações de patrões e empregados no que diz respeito a esse assunto.

Para falar mais sobre isso, indicamos alguns pontos contidos nessa legislação que possibilitam a proteção do trabalhador durante a operação com máquinas no ambiente laboral. Quer saber quais são esses pontos? Então, confira!

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #1: os deveres de patrões e empregados

Um dos pontos que garantem que o trabalhador realize suas atividades sem riscos é o fato de a NR-12 obrigar empregados e empregadores a seguir as recomendações e procedimentos de segurança no uso das máquinas.

De fato, está previsto nessa norma que os empregados devem obedecer às normas de segurança estabelecidas e implementadas pelos empregadores ao utilizar os equipamentos.

Aos patrões, cabe adotar todas as medidas de prevenção de acidentes previstas pela norma, sejam elas coletivas ou individuais.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #2: a demarcação das áreas de circulação em que há máquinas

A NR-12 também determina uma série de medidas para a melhor organização dos arranjos físicos nas áreas em que há atividade laboral com maquinário.

De fato, essa norma prevê que essas áreas sejam demarcadas de maneira a reduzir os fatores de riscos de acidentes.

Somente para exemplificar, ela prevê que as áreas de circulação se mantenham desobstruídas e que haja um espaço entre as máquinas, de modo a possibilitar um manuseamento adequado.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #3: prevenindo acidentes com dispositivos elétricos

Essa NR também garante a integridade física do trabalhador, pois descreve medidas de proteção em instalações elétricas de máquinas e equipamentos.

Realmente, há um título específico sobre esse assunto, que prevê a adoção de medidas como o aterramento e estabelece os padrões mínimos de segurança para os condutores elétricos dos maquinários.

Os quadros de energia dos equipamentos também seguir padrões específicos, de maneira a evitar choques, incêndios e outros tipos de sinistros.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #4: os sistemas de segurança

Outra forma de proteger os trabalhadores é seguir as indicações constantes na NR-12 no que diz respeito aos sistemas de segurança presentes nas zonas de perigo das máquinas.

De acordo com essa NR, é fundamental que esses sistemas sigam alguns requisitos básicos, para que possam proteger o trabalhador durante a operação dos equipamentos.

Entre esses requisitos, podemos mencionar a correta instalação dos sistemas, estar em conformidade com as máquinas às quais estão integrados e ser colocado sob a responsabilidade de um profissional habilitado.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #5: evitando acidentes com transportadores de materiais

As máquinas que transportam materiais devem conter proteções a fim de evitar acidentes com os trabalhadores.

Essas proteções devem ser afixadas nas partes dos transportadores que podem provocar agarramentos ou esmagamentos. De acordo com a nr12, são pontos dessas máquinas que podem provocar esses tipos de acidentes:

Esteiras;

Roldanas;

Engrenagens;

Correntes;

Freios;

Roletes;

Acoplamentos;

Alinhadores;

Correias;

Região de esticamento.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #6: elaboração de procedimentos de trabalho

A elaboração de um procedimento de trabalho deve ser feita a partir da análise do risco implicado em determinada atividade.

Ela consiste em uma descrição e planejamento das atividades com vistas a uma melhor organização e à padronização dos procedimentos. O objetivo é diminuir ou neutralizar os riscos envolvidos no trabalho com máquinas.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #7: manutenções preventivas

Uma das maneiras de se evitar acidentes com máquinas que também está prevista pela NR-12 é a realização de manutenções periódicas em máquinas e equipamentos. Essas manutenções podem ser de dois tipos. Veja abaixo!

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção ocorre quando determinado equipamento ou máquina apresenta um defeito, o que pode vir a gerar um acidente.

Manutenção preventiva

Como o nome mesmo indica, essa manutenção consiste na realização de revisões periódicas com o intuito de reduzir os riscos de falhas em máquinas que venham a causar acidentes.

Pontos da NR-12 que garantem a integridade do trabalhador #8: sinalizações de segurança

Essas sinalizações têm como finalidade avisar para as pessoas acerca dos riscos envolvidos no uso de máquinas nas áreas de circulação.

As sinalizações de segurança devem ser utilizadas tanto para fazer advertências em relação aos perigos de um local, quanto às partes de uma máquina que podem causar acidentes.

Protegendo a vida dos trabalhadores com a NR-12

Como você mesmo pôde perceber com a leitura desse artigo, essa norma regulamentadora possibilita uma maior segurança ao trabalhador que opera com máquinas.

De fato, as orientações da NR-12 podem auxiliar na preservação da saúde e da integridade física dos empregados que lidam com equipamentos de diversos tipos, independentemente da atividade que exercem.

Deixe um comentário