Blog - Dicas de Produtos, Equipamentos e Acessórios de Segurança

Saúde ocupacional dos bancários


Pesquisa revela a importância do estilo de vida na saúde ocupacional dos bancários

" A qualidade de vida é um amplo conceito que aborda a saúde física, o estado psicológico, as relações sociais, o nível de independência e as relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente. Ou seja, qualidade de vida é estar em equilíbrio.

 

A implementação de ações para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho é vantajosa se prevenir e investir na busca de melhorias para a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), diminuindo assim o absenteísmo e os gastos com ações trabalhistas.

 

A proposta de QVT é desenvolver um ambiente de trabalho que seja tão bom para as pessoas como para a saúde econômica da organização. Administrar diligentemente pelo bem-estar e segurança dos indivíduos é importante para garantir um aumento da produtividade no ambiente de trabalho, fazendo com que ocorra uma maior satisfação e uma maior integração entre vida familiar e pessoal.

 

O estilo de vida é definido por Markus Vinicius Nahas como o "conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas", acrescentando que o "estilo de vida, mais do que nunca, passou a ser um dos mais importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades".

 

Compreende estilo de vida como a forma que o indivíduo se relaciona consigo, com as pessoas que o cercam e com a natureza, ou seja, é o modo como cada um vive. As discussões desse parâmetro têm sido realizadas com ênfase devido aos comportamentos que o formam serem considerados aspectos fundamentais para a promoção e a manutenção da saúde, sendo a saúde entendida não apenas como a ausência de doença, mas como uma situação de bem-estar físico, mental e social.

 

A melhoria de vida com hábitos saudáveis está relacionada a um bom cuidado físico, disponibilidade de tempo para o lazer, melhora do humor, definição de objetivos e controle de sua própria vida."

 

FONTE: http://www.protecao.com.br/noticias/leia_na_edicao... acessado em 29/01/14