You are currently viewing Segurança do trabalho para oficinas mecânicas: hábitos fundamentais

Segurança do trabalho para oficinas mecânicas: hábitos fundamentais

A oficina mecânica, bem como outras atividades de trabalho, apresenta situações de risco para a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para evitar acidentes, é necessário anotar a situação e desenvolver um programa de intervenções que visem abordar adequadamente os níveis de risco.

No que diz respeito à segurança no trabalho, a empresa deve implementar todas as medidas destinadas a proteger o trabalhador física e moralmente.

A segurança no trabalho é o conjunto de medidas preventivas a serem tomadas para tornar os locais de trabalho saudáveis e seguros, a fim de evitar ou minimizar a possibilidade de exposição dos trabalhadores aos riscos associados ao trabalho, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes e o risco de contrair uma doença.

O objetivo da segurança é sempre garantir aos trabalhadores um conhecimento mais seguro e benéfico dos problemas da empresa e dos possíveis riscos decorrentes das várias áreas de trabalho.

Medidas de proteção de segurança

O empregador deve implementar as medidas necessárias para proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

As medidas para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores têm como objetivo melhorar as condições de trabalho, reduzindo a possibilidade de acidentes com trabalhadores, colaboradores externos e aqueles que estão, mesmo que ocasionalmente, dentro do local de trabalho.

Medidas de higiene e proteção à saúde devem ser tomadas para proteger o trabalhador de possíveis danos à saúde, como acidentes e doenças.

Riscos para quem trabalha em oficina mecânica

Ao entrar nos méritos da análise de risco em oficinas mecânicas podemos identificar os seguintes riscos:

  • Risco de ruído e vibração: O risco físico causado por ruído e vibrações mecânicas é bastante significativo dentro da oficina devido ao uso prolongado de instrumentos barulhentos, e o uso frequente transmite vibrações especialmente para os membros superiores e a coluna vertebral (exemplos são brocas e pistolas para inflar o pneu).
  • De manuseio manual de cargas: O risco atribuível ao transporte, arraste e elevação de cargas pesadas também é muito amplo e importante, para o qual é importante a adoção de medidas adequadas, visando também a aquisição de ferramentas mecânicas de elevação e transporte.
  • Risco no uso de equipamentos e peças automotivas: Obviamente, é necessário identificar os riscos relacionados ao uso inadequado das ferramentas ou a um defeito devido a desgaste ou manutenção deficiente. Esta categoria inclui, por exemplo, prensas hidráulicas e plataformas de elevação de veículos. Uma avaliação precisa dos riscos de máquinas e equipamentos evita acidentes e lesões corporais.
  • Risco elétrico;
  • Risco de exposição a produtos químicos tóxicos: O risco químico é determinado pelos produtos químicos usados ??em oficinas. Essas substâncias são potencialmente tóxicas para o corpo e também podem causar danos perigosos, comprometendo seriamente a saúde.

Diretrizes para quem trabalha em oficina mecânica

Se você trabalha em uma oficina mecânica, aqui estão algumas diretrizes que você deve se lembrar e seguir para se manter seguro enquanto realiza suas tarefas:

1. Usar EPI (equipamento de proteção individual) adequado ao seu trabalho.

2. Usar óculos de proteção: Sempre use óculos de proteção ou óculos de segurança, esteja você operando ou não uma máquina. Caso contrário, os detritos das máquinas dos colegas de trabalho podem entrar nos seus olhos.

3. Use luvas de proteção: Use luvas de segurança sempre que precisar trabalhar com produtos químicos perigosos e objetos com pontas ou arestas cortantes.

4. Use roupas adequadas: Roupas folgadas, rasgadas e cabelos soltos são perigosos, pois podem representar uma ameaça de emaranhamento. Nunca use sandálias, tênis de tecido ou sapatos perfurados em áreas onde produtos químicos são usados ??ou trabalhos mecânicos são realizados.

5. Inspecione o local de trabalho: Antes de operar uma máquina, verifique-a minuciosamente quanto a parafusos, porcas e outros componentes ausentes ou soltos. Verifique se todas as proteções apropriadas estão seguras.

6. Mantenha a oficina limpa e organizada: Sempre limpe uma máquina depois de usá-la. Pois, além de desconfortável de usar, uma máquina suja pode resultar em ferimentos. Mantenha todas as superfícies da área de trabalho limpas. Verifique se todas as plataformas e pisos estão livres de riscos de graxa ou óleo.

7. Nunca use atalhos nos procedimentos: Existem procedimentos no local de trabalho para manter os funcionários seguros, especialmente aqueles que usam máquinas pesadas. É importante sempre usar todas as ferramentas e máquinas com as quais você trabalha, de acordo com as instruções. Os atalhos levam a lesões e não valem a pequena quantidade de tempo que podem economizar. Por isso, certifique-se de estar sempre usando a ferramenta certa para o trabalho e corretamente.

8. EPI para audição: Os trabalhadores também terão que usar o EPI para audição, a ser escolhido com base no nível de ruído emitido e no tempo de exposição. Assim, geralmente, existem quatro fontes de ruído nas garagens que podem exceder 80 dBA: balanceamento de pneus, chave de fenda pneumática, teste do motor para revisão de carros a gasolina, pistola de ar comprimido.

Deixe um comentário