You are currently viewing Proteção do trabalhador, investimento ou despesa?

Proteção do trabalhador, investimento ou despesa?

Há gestores que enxergam a proteção dos seus colaboradores como despesa, como um gasto obrigatório e, terminam sempre optando em reduzir custos obtendo qualquer equipamento ou treinamento. Essa é a melhor decisão? Treinamentos e Equipamentos de qualidade não seriam opções para ajudar a empresa financeiramente?

Sabemos que o mais importante é salvar vidas. No entanto, olhando também pelo lado financeiro, veja alguns motivos para a segurança no trabalho ser vista como um investimento.

Diminuindo acidentes

O principal objetivo de investir em segurança no trabalho é eliminar os acidentes, que normalmente são bem caros. Na parte material, um acidente significa: máquinas paradas e/ou danificadas, tempo de inatividade, linha de produção ou atividades interrompidas e perda imediata de lucratividade. E isso pode levar algum tempo até voltar ao normal. Investindo em equipamentos e treinamentos melhores e, consequentemente reduzindo o número de acidentes, a empresa consegue evitar todos esses problemas.

Economia com remanejamento de equipes

Reduzindo os acidentes, a empresa não precisará fazer remanejamentos de equipe, onde se perde tempo e dinheiro, além de gastar menos com ações judiciais e aposentadorias precoces.

Redução de custos

Quando feito da forma correta, o investimento em segurança pode gerar redução de custos. Mesmo parecendo caro no começo, esse investimento certamente trará resultados em médio e longo prazo. Os motivos principais para isso: com o tempo a empresa passa a perder menos dinheiro com licenças médicas e indenizações por acidentes que poderiam ter sido prevenidos e o menor número de interrupções e tempos de parada, trazendo efeito contrário, pois aumentando a disponibilidade, trará maior produtividade aos colaboradores.

Motivação

Quando uma empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores só traz benefícios; numa época em que é imprescindível ter responsabilidade social, as boas práticas em segurança criam uma cultura positiva dentro e fora da empresa, com ganhos incalculáveis de imagem social e corporativa. E essa visão continua gerando resultados (e o respeito da sociedade e dos próprios profissionais) naturalmente ao longo do tempo.

Fiscalização

Como a segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei, a empresa que cumpre as normas e busca a excelência nas práticas e equipamentos terá chances muito menores de sofrer com multas e penalizações legais, além de evitar a paralização de suas atividades e ter seu nome envolvido em notícias negativas.

Precisa-se realmente parar de ter essa visão limitada da Segurança do Trabalho como apenas um item normativo e enxergar mais do ponto de vista holístico, observando que seus colaboradores satisfeitos rendem mais.

Deixe um comentário