You are currently viewing Segurança do trabalho: vantagens para quem cumpre com as medidas de segurança

Segurança do trabalho: vantagens para quem cumpre com as medidas de segurança

Segurança do trabalho: vantagens para quem cumpre com as medidas de segurança

December 5th at 1:46pm

?Toda empresa é obrigada a cumprir medidas de segurança do trabalho. No entanto, é fato que nem todas elas honram esses compromissos. Uma das provas disso é que, só em 2017, foram mais de 37 mil multas aplicadas por falhas na segurança do trabalho.

Um dos grandes problemas disso, além do fato de colocar os trabalhadores em risco, é que essa atitude não é inteligente do ponto de vista econômico ou gerencial.

É muito melhor para a empresa cumprir medidas de segurança do trabalho do que não o fazer. As vantagens compensam os custos de longe. Quer ver só? Confira abaixo os benefícios de seguir corretamente o que exige a legislação trabalhista!

Cumprir medidas de segurança do trabalho gera menos custos

Uma espécie de “lenda urbana” que percorre as empresas de todos os tipos e tamanhos é que “não dá para cumprir a lei trabalhista porque é muito caro”. Essa não é só uma visão retrógrada, mas também matematicamente errada.

Basta ver alguns casos típicos de empresas que se envolveram em acidentes de trabalho. Um exemplo é o Metrô.

Um oficial de manutenção elétrica do Metrô de São Paulo sofreu um acidente causado por negligência da empresa e acabou perdendo 3 dedos, fora outros danos ao seu corpo. Por causa do acidente, o Metrô foi condenado a pagar 50 salários do profissional como indenização de danos morais, mais 25 salários de danos estéticos e uma pensão mensal de R$6.360,06 até ele completar 80,9 anos de idade.

Coloque tudo isso no papel e veja quanto o Metrô gastou nesse caso. Isso sem falar em custos com advogados e em treinar o substituto do profissional, além de precisar corrigir o problema que causou o acidente em primeiro lugar.

Ou seja: além de ter de pagar para corrigir o problema de qualquer forma, o Metrô ainda teve de lidar com centenas de milhares de reais de pensão mensal, indenizações, custos de treinamento e honorários advocatícios.

Não cumprir medidas de segurança do trabalho fez sentido nesse caso? Claro que não. E, como na vasta maioria dos casos, nunca faz sentido. Sempre alguém vai se acidentar e os custos são maiores do que a “economia” gerada.

Isso acontece porque as medidas de segurança do trabalho funcionam. Elas efetivamente evitam acidentes e salvam vidas. Se não estiverem lá, não evitarão o acidente e o custo será alto.

Os trabalhadores se sentem melhores quando as regras são seguidas

Nenhum trabalhador quer colocar a sua saúde ou sua vida em risco pelo salário que recebe no fim do mês, independentemente de quanto seja o valor. Por isso, todos eles valorizam muito as empresas que seguem as regras protetivas.

É claro que existem muitos profissionais que também desprezam as regras, mas eles não são a maioria na força de trabalho brasileira.

Por isso, as empresas que cumprem as normas de segurança contam com trabalhadores mais felizes e com uma melhor relação com os seus empregadores. As consequências disso são muitas.

Em primeiro lugar, trabalhadores contentes são mais produtivos e criativos, o que gera todo tipo de benefícios para a empresa. Em segundo lugar, uma força de trabalho feliz é também uma força de promoção com amigos, conhecidos e familiares. Eles sempre falarão bem da sua empresa.

Por fim, vale mencionar que trabalhadores felizes são menos dispostos a trocar de empresa, mesmo por um salário maior. Isso significa que você conseguirá reter mais talentos, o que é essencial em determinadas áreas muito complexas.

A imagem da empresa fica favorecida perante o público

Você lembra do gravíssimo acidente de Brumadinho, quando uma barragem da Vale rompeu e matou centenas de pessoas em 2019? Pois bem, o terrível incidente teve um efeito devastador na imagem da empresa.

Do dia para a noite, a imagem da Vale ficou extremamente suja, especialmente quando depois soube-se que os seus diretores poderiam ter feito algo para evitar o acidente.

Esse é um caso extremo, claro, mas situações assim acontecem com frequência. Cada vez que uma empresa é processada ou sai no jornal por uma falha trabalhista ou de segurança, sua imagem perante o público sofre um baque.

Quanto mais suja a imagem da empresa, pior é para os seus negócios. As pessoas tendem a não querer fazer negócios e a concorrência aproveita. Basta ver como as empresas com imagens negativas têm muita dificuldade para competir quando seus concorrentes têm imagens positivas.

Como deu para ver, existem pelo menos 3 grandes vantagens para cumprir medidas de segurança no trabalho. Caso a sua empresa não siga essas obrigações, vale a pena realizar alguns cursos de aperfeiçoamento na área de segurança do trabalho grátis. Afinal, o benefício sentido por isso será enorme dentro do seu negócio.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então não esqueça de compartilhá-lo no grupo de WhatsApp do seu trabalho. Assim, seus colegas podem comentar a questão com você!

Deixe um comentário